A coleção Computação Desplugada é composta por 21 atividades que abordam conceitos e problemas da computação sem que seja necessário saber programar ou utilizar algum software expecífico.

As atividades são independentes entre si, mas estão agrupadas por temas e sugeridas em uma ordem que nos parece razoável em termos de complexidade.

Dados, a matéria prima

Esta atividade propõe a exploração da representação de número na base binária de forma acessível a estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental através de situações instigantes e curiosas, relacionando elementos de Matemática e Computação.

Acesse aqui

Esta atividade propõe uma forma de representação desenhos em uma malha quadriculada através de números, ilustrando o método de compactação de informação que era usado nas antigas máquinas de fax, relacionando elementos de Educação Artística, Matemática e Computação.

Acesse aqui

Esta atividade propõe uma forma de re-escrever textos comprimindo trechos que se repetem com frequência com o intuito de reduzir a extensão desse texto, ou seja, comprimindo a informação. Apesar de aparentemente simples esse mecanismo é análogo ao utilizado em computadores para comprimir imagens, vídeos e quase todo tipo de informaçao digital.

Acesse aqui

Esta atividade apresenta uma mágica cujo funcionamento se baseia em princípios matemática que são utilizados para identificar a ocorrência de erros durante a transmissão de qualquer informação.

Acesse aqui

Nesta atividade, propomos aos estudantes que tentem advinhar o número pensado pelo colega com perguntas simples envolvendo os conceitos de maior e menor. Com essa atividade, ilustramos ideias fundamentais sobre teoria da informação.

Acesse aqui

Algoritmos, Colocando os Computadores para Trabalhar

Nesta atividade, propomos três jogos inspirados na batalha naval, mas diferentes do jogo original. Cada uma delas ilustra uma forma de organizar e buscar informações. Essas formas são de fato utilizadas em aplicações computacionais e podem ser discutidas no Ensino Fundamental através de uma abordagem lúdica.

Acesse aqui

Nesta atividade, vamos investigar diferentes maneiras de ordenar elementos buscando entender como cada maneira funciona, do que elas dependem e quão eficientes elas são.

Acesse aqui

Nesta atividade, vamos ver um método diferente para ordenar números que pode ser transformado emuma atividade cheia de movimento, para alunos de todas as idades! Do ponto de vista da computação, o método se relaciona com programação em paralelo.

Acesse aqui

Resolver os problemas de uma cidade que fica enlameada toda vez que chove está relacionado com problemas super interessantes da computação e que envolvem um conceito fundamental para essa área: grafos!

Acesse aqui

Nesta atividade, vamos ver um jogo simples, que pode ser feito com crianças, adolescentes e adultos, e que tem tudo a ver com o controle de tráfego em uma rede com fluxo limitado.

Acesse aqui

Procedimentos, Dizendo ao computador o que fazer

Tentar chegar na ilha que esconde o tesouro pode ter a ver com programação de computadores! Nesta atividade, vamos licar com autômatos de estados finitos no contexto de caça ao tesouro.

Acesse aqui

Introduzir programação de computadores via desenhos? Esta atividade propõe que os estudantes criem e recriem desenhos a partir de instruções verbais, abrindo caminho para elmentos de programação de computadores.

Acesse aqui

Essa atividade cria um cenário em que os estudantes precisarão definir protocolos para que a comunicação entre eles, via mensageiros, de fato funcione. Esse tipo de situação é muito comum em redes de computadores como a internet.

Acesse aqui

Solubilidade, Problemas realmente difíceis

Essa atividade explora o famoso problema das 4 cores que, ao ser traduzido para linguagem matemática e computacional, lida com questões relacionadas a grafos.

Acesse aqui

Decidir onde colocar vans que vendem sorvetes pode levar a um problema que envolve grafos e cuja solução é complexa, mesmo com o auxílio de computaores modernos. Quer tentar resolver?

Acesse aqui

Como podemos ajudar uma cidade a reconstruir caminhos ligando casas depois de uma nevasca cobrir todas as ruas da cidade? Mais uma vez, com a ajuda de grafos!

Acesse aqui

Criptografia, Compartilhando segredos e combatendo o crime

Esta atividade introduz ideias relacionadas à criptografia de forma acessível a estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental com uma dinâmica que permite ocultar a idade de cada indivíduo mesmo que todos tenham que relevar as suas idades para que se calcule a idade média da turma.

Acesse aqui

Esta atividade mostra como executar uma tarefa simples, mas aparentemente impossível: fazer um sorteio entre duas pessoas que não confiam uma na outra e que estão conectadas somente por telefone.

Acesse aqui

Nesta atividade, propomos um método que permite criar um sistema de criptografia de chaves-públicas até de grafos e somas. Esse método é análogo ao método amplamente utilizado para proteger informações na internet, mas ao invés de utilizar números primos gigantescos, utiliza grafos pequenos que podem ser investigados por estudantes da Educação Básica.

Acesse aqui

O lado humano da computação - Interagindo com computadores

O objetivo desta atividade é promover a discussão acerca do design de interfaces para interação de humanos com máquinas em geral. Neste caso, com os equipamentos de uma deliciosa fábrica de chocolates!

Acesse aqui

Será que você consehue ter certeza de que está conversando com uma pessoa ou com um computador? Essa é a pergunta por trás do Teste de Turing e que esta atividade simula.

Acesse aqui

Se você procura outras atividades relacionadas à computação e que podem ser realizadas de forma desplugada, veja a nossa lista de outras referências.